18 de maio de 2012

Sim, eu quero obrigar os autores do "Manifesto para uma Esquerda Livre"a tomar posição




Li ontem na imprensa que um dos autores do «Manifesto para uma Esquerda Livre" declarou que vêm à tona de água entre outras coisas para obrigar as forças de esquerda «a tomar posição». E também ontem vi na Sic Notícias, outro autor, Rui Tavares, a chorar-se que as forças de esquerda está cada uma «entrincheirada» e a pensar no seu nicho eleitoral e que é por isso que não se entendem.

Porque suponho que a obrigação de «tomar posição» quando nasce é para todos, permito-me perguntar aos autores do petulante Manifesto:

- V. Exas., considerando os eixos fundamentais e estruturantes da governação Sócrates, são capazes de me dizer a quais é que deram o seu aval, acordo ou aplauso ?

- estou enganado ou muitos de vós criticaram tanto como eu, e por vezes, com mais aspereza, numerosas orientações e medidas da governação do PS e em termos que convergiram muitas vezes com as críticas do PCP e do BE ?

- não lhes treme a alma a V. Exas. virem lamentar-se  olimpicamente da falta de entendimento entre PS de um lado e PCP e BE numa época marcada pela assinatura e apoio ao acordo com a troika, pela aprovação do Tratado Orçamental e pela  aprovação das novas leis laborais, tudo com o voto a favor  ou abstenção violenta do PS e tudo com o voto contra do PCP e do BE ?

- pegando nestes breves exemplos, não querem V. Exas. oferecer generosamente ao país a solução mágica para resolver desentendimentos e diferenças desta importância e significado ?.


Desde já grato pelas respostas directas e francas, desejo a V. Exas. a continuação de uma feliz estadia nas nuvens.